domingo, 29 de maio de 2011

Maconha x Adolescentes

  
 Mas quando o assunto é maconha, prefiro pensar em quem é o principal alvo: Adolescentes.
 Vai ser liberada para maiores de 18 anos?  O álcool é liberado para maiores, mas nem por isso evitamos que cheguem até os adolescentes. Nesta fase, o que prevalece ás indefinições, as angústias pela elaboração desta transição. Para substituir este vazio, já chegava o fumo, o álcool. Surge outra grande companheira, a maconha.

A PSICÓLOGA MARISA LOBO FALA SOBRE ESTUDO REALIZADO NA HOLANDA ONDE A MACONHA É LEGALIZADA QUE COMPROVA A LIGAÇÃO DO USO DA DROGA COM AGRESSIVIDADE
O Instituto holandês de saúde mental Trimbos  publicou  no British Journal of Psychology, um estudo que prova a relação da maconha com agressividade.


O Uso da maconha aumenta as chances de um comportamento agressivo entre crianças e adolescentes, segundo um estudo realizado na Holanda pais onde a droga é legalizada.  Esta a firmação está no estudo, realizado pelo instituto holandês de saúde mental Trimbos e publicado no British Journal of Psychology, que analisou o caso de mais de 5 mil jovens entre 12 e 16 anos
. Cerca de 17% deles tinham usado maconha no ano anterior.

Causa
A conclusão dos  pesquisadores  é  que quanto maior o uso, maior a incidência de um comportamento agressivo.

Problemas Na escola

Estudo também afirma o que já constatamos que  usuários freqüentes (mais de 40 vezes por ano) apresentavam piores resultados escolares.
 
Especialistas brasileiros dizem que a e a agressividade dos jovens poderia ser vista tanto como causa como conseqüência do uso de drogas, ou seja, O uso  da maconha por essa faixa etária que é nossa maior preocupação pode  sim levar a agressividade, bem como ser a agressividade sua conseqüência  não podemos fechar os olhos a isso.
 
E minha experiência profissional, vejo usuários de maconha são totalmente agressivos  percebo que os mais velhos que começaram a usar maconha depois dos 25 anos, tem controle maior sobre seus instintos, porém adolescentes e crianças são sim agressivos e se arrependem dessa agressividade, mas não conseguem controlar.
Veja o que um paciente de 15 anos  me disse em terapia  "quando o sangue sobre quando vejo já falei, já  fiz não gosto de ser assim eu  não era assim, parece que perdi meu freio ".
E é exatamente isso que acontece diminui o controle de impulso colocando o usuário em situações constrangedoras e perigosa, além de colocar outras pessoas em risco.
O que tem acontecido muito é essa perversidade de pensamento, quem quer legalizar a droga tem sua ideologia egoísta não percebe que, legalizando pode sim contribuir para que muitas crianças inocentes usem a droga e se viciam apesar de sabermos que nem todos viciam, a probabilidade de uma criança viciar é infinitamente maior que um adulto pela estrutura do sistema nervoso central ainda não estar formado.

Nesse ponto todo concordamos, e pergunto vale a pena, esse prazer egoísta, não é mais fácil parar de usar encontrar outra maneira de ser feliz, uma forma verdadeira através das artes, do esporte da natureza de Deus de sua família. 
O que assusta como profissional de 15 anos já na área é essa perversão da realidade que coloca em risco a vida de tantos jovens.

Fonte: Marisa Lobo -psicóloga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário