domingo, 8 de maio de 2011

CUIDADO! Beijar é muito bom...Mas com cautela!

   Ao observar o comportamento dos jovens numa balada, concluí: Que estamos numa geração, que o importante é beijar muitooooooo... Rsrsrs. Tudo incentiva a beijar.
   Como diz a música da Claudia Leite. "Eu quero mais é beijar na boca ". Virou uma competição, quem é que beija mais numa balada.

  Agora pergunto: Já ouviram falar da Mononucleose Infecciosa?
  Dê acordo com minha pesquisa( Realizada dia 12/03/2011; West Show) média de 33 parceiros numa noite. Ocorrendo uma contaminação não sabem nem de quem surgiu.
   Eu sei que nínguém vai parar de beijar, até mesmo, o coração agradece. O que devem é ser mais cautelosos. A mononucleose é uma das doenças transmitidas através do beijo, além da tuberculose, herpes,  hepatite, e outras.

    MONONUCLEOSE INFECCIOSA

  Nomes populares: Angina monocítica ou doença do beijo.
  
  O  que é: É uma sindrome infecciosa que acomete principalmente indivíduos ebtre 15 e 25 anosde idade
 
   TRANSMISSÃO
 
   Agentes causadores (patógenos e vetores): Vírus Epstein-Barr (VEB), da família Herpesviridae.
   A transmissão ocorre inter-humano pelo contato intimo de secreções orais (saliva); é rara a transmissão através de transfusão sanguínea ou contato sexual. O período de incubação acontece entre 30 e 45 dias, enquantoo periodo de transmissão pode durar 1 ano ou mais

   DIAGNÓSTICO 

  Principais  sintomas: essa infecção pode ser assintomática ou apresentar febre alta, odinofagia, tosse, artralgias, adenopatias cervical posterior simétrica, que pode ser generalizar, esplenomegalia, hepatomegalia discreta, raramente com icterícia, erupção cutânea, comprometimento do orofaringe sob a forma de faringo amigdalite exudativa. O paciente pode restabelecer em poucas semanas, porém uma pequena proporção de doentes necessita de meses para recuperar seus níveis de energia anteriores a enfermidade.


  
  PREVENÇÂO
 
  Não é necessário o isolamento do paciente na fase aguda; vacians ainda estão em desenvolvimento; evitar contato com saliva de pessoas portadores do VEB ( Epstein-Barr), durante o período de transmissibilidade.

                                                              Vírus Epstein-Barr                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário